Vitrine Desktop

MRV alerta operários e sociedade sobre câncer de pele

08 de outubro de 2021
< Voltar
Home Releases MRV ale

Aliada à Sociedade Brasileira de Dermatologia Construtora realiza intensa campanha com dicas de prevenção e informações sobre exposição solar


A MRV, maior construtora da América Latina, se uniu à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para reforçar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de pele, por meio da campanha Dezembro Laranja, promovida pela entidade. O objetivo da iniciativa é alcançar operários da construção civil e outros profissionais que trabalham ao ar livre, além de toda a sociedade, com dicas de cuidado e informações sobre perigos da exposição solar sem proteção. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 33% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios ultravioleta provenientes do sol. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação UV do trabalho ao ar livre. 

20/12/2023 às 19h00min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h02min

MRV alerta operários e sociedade sobre câncer de pele

Aliada à Sociedade Brasileira de Dermatologia Construtora realiza intensa campanha com dicas de prevenção e informações sobre exposição solar

 
A MRV, maior construtora da América Latina, se uniu à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para reforçar a importância da conscientização e prevenção ao câncer de pele, por meio da campanha Dezembro Laranja, promovida pela entidade. O objetivo da iniciativa é alcançar operários da construção civil e outros profissionais que trabalham ao ar livre, além de toda a sociedade, com dicas de cuidado e informações sobre perigos da exposição solar sem proteção. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 33% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios ultravioleta provenientes do sol. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação UV do trabalho ao ar livre. 
 

Diante desse cenário, a MRV, que já tem uma atuação constante de prevenção, está realizando, com a adesão à campanha Dezembro Laranja, ações de reforço na conscientização e mudança de cultura em prol do uso correto do protetor solar. “Os números do INCA nos trazem um alerta para a importância da informação e educação sobre o câncer de pele, principalmente no setor da construção civil, em que mais de 80% dos trabalhadores são homens. Há mais de dez anos disponibilizamos protetor solar para as equipes que estão nos canteiros de obras, mas sentimos a necessidade de ir além. Criamos um conjunto de iniciativas pensadas para a comunidade de colaboradores da MRV&CO, o ‘Cuidando de quem constrói’. Elas materializam o nosso compromisso com a valorização da saúde física, mental e emocional dos trabalhadores”, destaca Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO. 

Para profissionais da construção civil, que trabalham ao ar livre, os cuidados com a pele são essenciais na rotina diária. Por esse motivo, a construtora intensificou a campanha de uso de protetores solares e distribuiu materiais didáticos como o manual “ABCDE da pinta” e gibis temáticos da Turma da Mônica produzidos pela SBD, para que os funcionários compartilhem com familiares e amigos.  
 
“Cuidar dos nossos funcionários é fundamental para o crescimento da nossa empresa. A adesão ao Dezembro Laranja neste ano é mais um passo na longa campanha que temos. Como uma das maiores companhias do ramo de construção do Brasil, esperamos não só conscientizar os nossos mais de 20 mil funcionários, mas levar também o exemplo ao setor, que é um dos que mais empregam no país”, afirma Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO.  

Ações de conscientização na Arena MRV 
Recentemente, a construtora realizou uma ação especial na Arena MRV, em Belo Horizonte, no jogo entre Atlético Mineiro e Grêmio pela 35ª rodada do Brasileirão. O estádio teve os painéis, em torno do campo, com mensagem referente à campanha. Os jogadores do Atlético entraram em campo com a camisa com números laranja, braçadeiras e faixa laranja e um patch especial na camisa sobre o tema. No intervalo do jogo foi exibido jingle feito pelo Quarteto da Arriação especialmente para a campanha Dezembro Laranja.  

O Quarteto da Arriação, grupo formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, com mais de 1,2 milhão de seguidores, utilizando os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas, gravou jingle alertando ao público a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.  

Sobre MRV 
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV no site. 


Fonte: Jornais em Foco

Releases Relacionados

Dezembro Laranja: MRV promove semana de prevenção e conscientização sobre câncer de pele em obras de todas as regiões do país


02/12/2024

MRV se alinha ao principal objetivo do Brasil para a COP 29


18/11/2024

MRV&CO vence prêmio Inovativos com o chatbot Sofia, da marca Sensia


13/11/2024