Vitrine Desktop

MRV se une a grandes companhias na busca do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

08 de outubro de 2021
Voltar
Home Notícias MRV se
Frente às recentes crises climáticas que acometem o país, grupo de empresários brasileiros se reúne em manifesto e abre diálogo sobre a sustentabilidade, defendendo a colaboração do setor privado com os Três Poderes do Brasil
Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, a MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, celebra a assinatura do “Pacto Econômico com a Natureza”, iniciativa que reuniu mais de 50 empresários de grandes companhias e economistas brasileiros em prol de um desenvolvimento econômico sustentável e do combate às mudanças climáticas no Brasil. O documento tem como objetivo incentivar um diálogo aberto com os Três Poderes do Brasil para garantir que o desenvolvimento econômico do país ocorra de forma sustentável, sem comprometer ou esgotar os recursos naturais. A MRV é signatária do pacto por meio do presidente de seu conselho de administração, Rubens Menin.

"Acreditamos que é possível conciliar crescimento econômico e preservação ambiental. A assinatura deste pacto é um passo importante nessa direção. A MRV sempre esteve na vanguarda das práticas sustentáveis da construção civil e tem trabalhado incansavelmente para desenvolver projetos cada vez mais alinhados com esse propósito, utilizando materiais ecoeficientes e promovendo a eficiência energética em nossos empreendimentos", afirma Menin.

Compromisso da MRV com a sustentabilidade

A MRV possui uma trajetória sólida em sustentabilidade, com diversas iniciativas voltadas para a redução do impacto ambiental de suas operações. A empresa investe em tecnologias, promove a gestão eficiente de recursos naturais e incentiva a participação de seus colaboradores em ações de conscientização ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável em suas operações e em toda a cadeia de valor.

Nos últimos anos, a MRV alcançou uma redução de mais de 20% nas emissões de CO² graças a investimentos em soluções de baixo carbono, incluindo o uso de energia renovável e a ecoeficiência do concreto. Em 2023, a empresa reduziu em 26% os gases de efeito estufa de escopo 2 e em 28% as emissões de GEE. Com iniciativas de P&D, a MRV investiga o desempenho de materiais sustentáveis, buscando maior eficiência e menor impacto ambiental, como o uso de rejeitos de mineração em argamassas e concretos, que contribuem para a redução do consumo de água e cimento.

A "Visão 2030 MRV" reflete o compromisso de longo prazo da construtora com a sustentabilidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esse plano estratégico estabelece metas claras em três pilares: Gestão e Relacionamento, Economia Circular na Construção Civil e Adaptação à Emergência Climática e Mitigação. Com esses esforços, a companhia busca ser uma referência global em sustentabilidade, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo e ambientalmente responsável, ao mesmo tempo em que reforça a importância da inovação e tecnologia para transformar a indústria da construção civil.

“Sabemos que a construção de moradias acessíveis e de qualidade deve estar alinhada aos princípios de responsabilidade socioambiental. Ao unirmos forças com outros líderes empresariais e economistas, estamos enviando um sinal claro de que o setor privado está comprometido em fazer a sua parte. Por meio da MRV, estamos prontos para contribuir com nossa expertise e recursos para construir um futuro mais sustentável para todos”, reforça Menin.

Sobre MRV     
Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo oitavo ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis. Saiba mais sobre a MRV, acesse www.mrv.com.br.   

Download da matéria

Noticias Relacionadas

MRV&CO

29/10/2024

Com Mumuzinho, MRV lança sua maior campanha institucional em 45 anos

MRV&CO

21/10/2024

Cidades inteligentes trazem conceitos que transformam o urbanismo brasileiro

MRV&CO

02/10/2024

MRV torna operários protagonistas para homenagem à alfabetização